Governo do Estado do Ceará Atlas Eletrônico dos Recursos Hídricos do Ceará Atlas Eletrônico
Projeto de Irrigação: XIQUE-XIQUE - 2a ETAPA
BACIA DO MÉDIO/BAIXO JAGUARIBE
Título do Projeto Xique - Xique 2ª Etapa
Situação do Projeto Em Estudo
Bacia Hidrográfica Médio/Baixo Jaguaribe
Municípios Inseridos Alto Santo
Localização e Acesso O projeto Xique-Xique localiza-se no município de Alto Santo, na região do Médio Jaguaribe, Estado do Ceará. O acesso à área pode ser feito de três formas: uma primeira, pela BR-116 até o km 200 e daí com derivação à direita através de uma estrada carroçável, por cerda de 42 km, que se posiciona longitudinalmente na chapada; uma segunda, a partir de Morada Nova pela CE-019, com bifurcação à altura do km 34 para uma estrada carroçável que atinge o açude Poço do Barro e uma terceira, também pela BR-116 até a localidade do Castanhão - só é possível, e com restrições para máquinas e equipamentos no período sedo, face à necessidade de travessia do rio Jaguaribe.
Coordenadas Geográficas 5º 20´ e 5º 30´ S
38º 20´ e 38º 30´ W
Limites N – São João do Jaguaribe/Tabuleiro do Norte
S – Porteiras/Iracema/Jaguaribara
L – Morada Nova
W – RGN
Área Estudada 913,26 ha
Área Mapeada -
Área Irrigável 836,88 ha
Sistema de Irrigação Pivô Central/Irrigação localizada
Fonte Hídrica Rio Jaguaribe
Emp. Exec./Projeto/Ano VBA Consultores - Engenharia de Sistemas Hídricos Ltda.
Culturas Feijão, algodão, milho, laranja, castanha de caju e sorgo.
Unidades de Solos
Latossolo Vermelho Amarelo Distrófico Àlico, A fraco, textura arenosa/média, fase caatinga hiperxerófila relevo plano e suave ondulado.
Podzólico Vermelho Amarelo Distrófico Álico abruptico, A fraco, textura arenosa/média, fase caatinga hiperxerófila, relevo plano e suave ondulado.
Os dois tipos são solos potencialmente irrigáveis, a partir de sistema de aspersão ou localizado, apresentando, porém, deficiências quanto à fertilidade natural, baixa capacidade de retenção de umidade, alta taxa de infiltração, acidez e teor elevado de alumínio trocável; se enquadram na classe de terra 3 para irrigação.