Governo do Estado do Ceará Atlas Eletrônico dos Recursos Hídricos do Ceará Atlas Eletrônico
Projeto de Irrigação: FORQUILHA
PROJETO FORQUILHA
Localização O Perímetro Irrigado Forquilha, está localizado no Vale do rio Acaraú, município de Sobral, Estado do Ceará, distante 208 Km da capital, sendo a cidade mais próxima Sobral, a 15 km de distância. A altitude do Projeto é de 70 m acima do nível do mar. As coordenadas geográficas são as seguintes: Latitude Sul 3º 46’ e Longitude 40º17’.
Bacia Hidrográfica Acaraú.
Municípios Inseridos Forquilha, apresentando uma população de 17.448 habitantes.
Acesso O Município é ligado a Fortaleza e a Sobral pela rodovia BR-222.
Área Irrigável 218 ha
Sistema de Irrigação Gravidade.
Fonte Hídrica O Projeto é abastecido de água para irrigação do Açude Público Forquilha, com capacidade de acumulação de 50,132 x 106 m3 e vazão regularizável de 0,24 m3/s . Sua água é classificada como C1 S1.
SOLOS
A área do Perímetro está constituída por duas planícies: a grande planície aluvial do rio Madeira e a pequena planície aluvial do seu afluente, o rio Sabonete.

A irrigação por gravidade beneficia uma área aluvial situada a partir de 300 m à jusante do açude Forquilha, nas margens dos rios Madeira e Sabonete, constituídos por solos de textura muito grossa à muito fina.

Nos solos de textura leve, apenas em manchas de pouco extensão, a topografia é plana e francamente ondulada. Ao longo dos dois rios, os aluviões são geralmente constituídos de solos médios e pesados.