Governo do Estado do Ceará Atlas Eletrônico dos Recursos Hídricos do Ceará Atlas Eletrônico
Projeto de Irrigação: QUIXABINHA
PROJETO QUIXABINHA
Localização Distante 559 km da capital do Estado (Região do Cariri), mais precisamente no Vale do Rio dos Porcos, sub-vale do Rio dos Bois, com as seguintes coordenadas geográficas: Latitude 7o 30’’ Sul e Longitude 38 o 45’’ WGr.
Bacia Hidrográfica Salgado.
Municípios Inseridos Mauriti- CE, apresentando uma população de 39.152 habitantes.
Acesso O acesso ao Perímetro é feito pela rodovia federal BR 116, com 510 km asfaltados, contando de Fortaleza e em Seguida pela CE 384, com 29 km, dos quais 18 km são asfaltados.
Área Irrigável 293 ha.
Fonte Hídrica O suprimento hídrico provém do Açude Quixabinha, construído pelo DNOCS em 1967, com uma capacidade de 32,15 x 106 m3 e de 14 poços profundos dos quais 6 jorram naturalmente. A profundidade média desses poços é de aproximadamente 150 m, com vazões variando entre 35 e 75 mil litros por hora. O Projeto conta ainda com dois poços Amazonas.
SOLOS Os solos são classificados predominantemente na classe I, segundo normas do "Bureau of Reclamation" (aluvião leve a médio I), de boa fertilidade, permitindo o cultivo tanto de culturas anuais como perenes. Tem-se constatado, no entanto, uma elevação do nível do lençol freático, em determinados setores, bem como o comprometimento de determinados lotes pelo crescente processo de salinização.